Justificativa
Todos os dias pode-se observar vários
ciclistas pelas ruas da cidade, inclusive levando e trazendo seus filhos para
escola. Num dado momento de reflexão, viu-se a necessidade de promover o questionamento sobre o conhecimento e o respeito no trânsito em que estão
participando, o que inclui o uso
adequado de equipamentos, as leis, vias de acesso, os benefícios de tal ação e
as políticas públicas voltadas ao ciclistas, no intuito de atingir estes alunos
e seus responsáveis na construção de um trânsito mais seguro.
Objetivos
·
Orientar e sensibilizar os alunos sobre a
utilização consciente da bicicleta como meio de transporte, lazer e saúde.
·
Conhecer e identificar as regras e leis do
trânsito que envolvem o ciclista, bem como os equipamentos e recursos que
possam ser utilizados para um trânsito seguro.
·
Conscientizar e estimular crianças engajadas
no projeto e logo, inseridas na comunidade, para um passeio ciclístico de
qualidade.
·
Desenvolver atividades corporais de trânsito
afim de que possam refletir e experimentar os benefícios do mesmo no dia a dia.
Metas/produtos/ resultados esperados
Como
agentes transformadores, utilizando-se
da interdisciplina e a parceria dos professores envolvidos, os alunos
puderam vivenciar os benefícios da saúde como ciclistas, confeccionar jogos
reflexivos para ampliar o conceito de trânsito e valorizar o lado humano como
multiplicadores de atitudes, expondo aos colegas da escola, pais e comunidade o
que aprenderam no projeto.
Como
meta o projeto culminou com a exibição do vídeo aos pais e responsáveis, de
autoria dos alunos que viram a necessidade de respeitar a sinalização no
trânsito, incluindo todas as etapas do projeto, inclusive as atividades
realizadas por seus filhos.
Puderam ainda avaliar o uso consciente da bicicleta e distribuir
panfletos, feitos pelos alunos a todos os colegas, disponibilizando o jogo de
tabuleiro na escola a todos os interessados.
Com isso, espera-se que os usuários de
bicicleta tenham uma maior consciência sobre a utilização responsável da mesma,
que possam usar equipamentos de segurança e a respeitar as regras para sua
utilização segura bem como o respeito as leis de transito.
Metodologia/ estratégia de ação
O projeto foi realizado com os alunos do 3º
ano Ensino Fundamental I, com as seguintes etapas:
Etapa 1
Através das aulas da quadra, utilizando-se de
bonecos com os órgãos vitais houve manuseio e breve explicação sobre a
circulação do sangue, frequência cardíaca e os benefícios à saúde aos alunos,
enfatizando a importância do condicionamento físico. Conscientes disso puderam
ver, com um vídeo explicativo confeccionado com a própria pesquisa deles no
laboratório de Informática, as diferentes formas de utilização da bicicleta
como lazer, prática esportiva e esportes radicais. (Anexo 1) Observando as
imagens pesquisadas foi enfatizado, encenado e depois, transformado em
brincadeira de estátua, as regras de segurança que devemos ter para transformar
a utilização da bicicleta associada à saúde, bem como a produção de um cartaz,
exposto na escola (Anexo2)
Etapa 2
Partindo para o quesito segurança, os alunos
pesquisaram no “Google” os diferentes equipamentos de segurança para o
ciclista, depois da roda de conversa os alunos puderam confeccionar , através
do aplicativo Paint, bonecos e inserir neles todos os equipamentos de segurança
que julgassem necessários (anexo 3). A partir desses bonecos, os alunos criaram
um ambiente, um local seguro para circular com a bicicleta e algumas placas de
sinalização que ajudam na orientação ao ciclista e ao trânsito em que este se
encontra. (Anexo 4). Os bonecos foram impressos e foi feito um móbile para
exposição . Depois os alunos puderam vivenciar um circuito com as regras de trânsito
numa bicicleta imaginária na quadra.
Etapa 3
Em grupos, os alunos foram estimulados a
pesquisar a origem das bicicletas na Internet, como eram, como foi sua
evolução, seus pedais... ( Anexo5) Com as informações pesquisadas cada grupo
desenhou sua própria bicicleta num tamanho que pudessem “usá-la” para que
pudéssemos leva-las ao bicicletário da escola. Muitos o desconheciam, não
sabiam para que serviam os ganchos ou como utilizá-lo de forma correta (anexo
6). Ainda com suas bicicletas abriu-se uma roda de conversa sobre a
sustentabilidade e o impacto de seu uso no ambiente, a fim de que pudessem
elaborar uma carta do meio ambiente agradecendo ao ciclista o uso consciente da
bicicleta como meio de transporte, lazer, saúde e qualidade de vida. (Anexo 7)
Confeccionaram desenhos que viraram cartazes do meio ambiente agradecendo aos
ciclistas.( Anexo 8)
Etapa 4
Com os pais , os alunos levaram para casa um
questionário para ser respondido, ampliando depois no laboratório de
informática e com textos informativos seus conhecimentos sobre as ciclovias e
politicas públicas relacionadas ao ciclista. Anexo 9
Com as informações de todo o projeto em
mente, os alunos confeccionaram trajetos (ciclovias) no computador, escolheram
um deles ( anexo10) e no coletivo, foram
elaborados regras e peões ( ciclistas) bem como um
tabuleiro com ciclovia e as placas de trânsito.(Anexo11) Os alunos jogaram e
disponibilizaram o tabuleiro para outros que se interessassem a jogar.
Concluíram que o vencedor tem que ser aquele que respeita as regras de
transito, usa adequadamente os equipamentos de segurança e pensa no bem estar
do outro. (Anexo 12)
As fichas reproduzidas de boa conduta serviram de panfletos para
serem distribuídos na próxima etapa.
Etapa 5
Elaboração de convite para os pais, para que
, aos alunos que pudessem trazer suas bicicletas pudessem trazer para uma volta
na escola juntamente com os colegas de sala, no qual foi enfatizado as regras
de trânsito e sendo, para alguns, a primeira oportunidade de se andar numa
bicicleta. Apesar de vierem 5 bicicletas a aula foi um sucesso, 3 alunos
aprenderam a andar de bicicleta naquele dia e outros a primeira vez que andavam
com os olhinhos brilhando (Anexo 13).
Etapa 6
Empolgados com o tema, os alunos quiseram
fazer um vídeo que reproduzissem a relação do ciclista com as regras e normas
de segurança no Trânsito. No coletivo, houve a criação de roteiro e os
personagens feito pela dupla, tendo como personagens a mamãe, a filhinha e sua
bicicleta, a faixa de pedestre, o semáforo, a placa de pare e o cone. (Anexo 14
em CD)
Etapa 7
Partiram para a gravação e edição do vídeo
para serem exibidos para os pais numa reunião com todos eles. ( Anexo 15) Todos
sentiram valorizados por verem seus trabalhos divulgados e prestigiados,
inclusive nós, como professoras, por saberem que muito mais que um vídeo é o
conhecimento que está embutido nele. Após este momento foi transmitido para os
alunos de outras salas com o objetivo de que conscientes teremos um transito mais seguro e
para isso só depende de nós: pedestres, ciclistas e motoristas, ou seja, nós
cidadãos.
As atividades foram direcionadas pelos
professores envolvidos.
Avaliação
A
avaliação se deu em todo o período trabalhado (1 bimestre). Neste período
pode-se observar o envolvimento dos alunos e seus próprios comentários com as
professoras envolvidas no projeto, acompanhando toda esta evolução e reflexão
do pensamento. O entusiasmo, a dedicação e o envolvimento dos mesmos nas
atividades coletivas puderam reforçar o caminho que estava sendo percorrido
atingindo aos objetivos propostos em cada etapa. Após a apresentação das
atividades produzidas para os alunos da escola, foi realizada uma auto
avaliação, com o intuito de expressar a aprendizagem adquirida e relatar as
dificuldades e superações ao longo do processo.
Anexos
Anexo 1
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 5
Anexo 6
Anexo 7
Anexo 9
Anexo 10
Anexo 11
Anexo 12
Anexo 13
Anexo 14
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