Trânsito na ciclovia?


Justificativa
Todos os dias pode-se observar vários ciclistas pelas ruas da cidade, inclusive levando e trazendo seus filhos para escola. Num dado momento de reflexão, viu-se a necessidade de promover o  questionamento  sobre o conhecimento e  o respeito no trânsito em que estão participando, o que  inclui o uso adequado de equipamentos, as leis, vias de acesso, os benefícios de tal ação e as políticas públicas voltadas ao ciclistas, no intuito de atingir estes alunos e seus responsáveis na construção de um trânsito mais seguro.

Objetivos
·         Orientar e sensibilizar os alunos sobre a utilização consciente da bicicleta como meio de transporte, lazer e saúde.
·         Conhecer e identificar as regras e leis do trânsito que envolvem o ciclista, bem como os equipamentos e recursos que possam ser utilizados para um trânsito seguro.
·         Conscientizar e estimular crianças engajadas no projeto e logo, inseridas na comunidade, para um passeio ciclístico de qualidade.
·         Desenvolver atividades corporais de trânsito afim de que possam refletir e experimentar os benefícios do mesmo no dia a dia.

Metas/produtos/ resultados esperados

Como agentes transformadores, utilizando-se  da interdisciplina e a parceria dos professores envolvidos, os alunos puderam vivenciar os benefícios da saúde como ciclistas, confeccionar jogos reflexivos para ampliar o conceito de trânsito e valorizar o lado humano como multiplicadores de atitudes, expondo aos colegas da escola, pais e comunidade o que aprenderam no projeto.
Como meta o projeto culminou com a exibição do vídeo aos pais e responsáveis, de autoria dos alunos que viram a necessidade de respeitar a sinalização no trânsito, incluindo todas as etapas do projeto, inclusive as atividades realizadas por seus filhos.
Puderam ainda avaliar  o uso consciente da bicicleta e distribuir panfletos, feitos pelos alunos a todos os colegas, disponibilizando o jogo de tabuleiro na escola a todos os interessados.
Com isso, espera-se que os usuários de bicicleta tenham uma maior consciência sobre a utilização responsável da mesma, que possam usar equipamentos de segurança e a respeitar as regras para sua utilização segura bem como o respeito as leis de transito.

Metodologia/ estratégia de ação

O projeto foi realizado com os alunos do 3º ano Ensino Fundamental I, com as seguintes etapas:
Etapa 1
Através das aulas da quadra, utilizando-se de bonecos com os órgãos vitais houve manuseio e breve explicação sobre a circulação do sangue, frequência cardíaca  e os benefícios à saúde aos alunos, enfatizando a importância do condicionamento físico. Conscientes disso puderam ver, com um vídeo explicativo confeccionado com a própria pesquisa deles no laboratório de Informática, as diferentes formas de utilização da bicicleta como lazer, prática esportiva e esportes radicais. (Anexo 1) Observando as imagens pesquisadas foi enfatizado, encenado e depois, transformado em brincadeira de estátua, as regras de segurança que devemos ter para transformar a utilização da bicicleta associada à saúde, bem como a produção de um cartaz, exposto na escola (Anexo2)
Etapa 2
Partindo para o quesito segurança, os alunos pesquisaram no “Google” os diferentes equipamentos de segurança para o ciclista, depois da roda de conversa os alunos puderam confeccionar , através do aplicativo Paint, bonecos e inserir neles todos os equipamentos de segurança que julgassem necessários (anexo 3). A partir desses bonecos, os alunos criaram um ambiente, um local seguro para circular com a bicicleta e algumas placas de sinalização que ajudam na orientação ao ciclista e ao trânsito em que este se encontra. (Anexo 4). Os bonecos foram impressos e foi feito um móbile para exposição . Depois os alunos puderam vivenciar um circuito com as regras de trânsito numa bicicleta imaginária na quadra.
Etapa 3
Em grupos, os alunos foram estimulados a pesquisar a origem das bicicletas na Internet, como eram, como foi sua evolução, seus pedais... ( Anexo5) Com as informações pesquisadas cada grupo desenhou sua própria bicicleta num tamanho que pudessem “usá-la” para que pudéssemos leva-las ao bicicletário da escola. Muitos o desconheciam, não sabiam para que serviam os ganchos ou como utilizá-lo de forma correta (anexo 6). Ainda com suas bicicletas abriu-se uma roda de conversa sobre a sustentabilidade e o impacto de seu uso no ambiente, a fim de que pudessem elaborar uma carta do meio ambiente agradecendo ao ciclista o uso consciente da bicicleta como meio de transporte, lazer, saúde e qualidade de vida. (Anexo 7) Confeccionaram desenhos que viraram cartazes do meio ambiente agradecendo aos ciclistas.( Anexo 8)
Etapa 4
Com os pais , os alunos levaram para casa um questionário para ser respondido, ampliando depois no laboratório de informática e com textos informativos seus conhecimentos sobre as ciclovias e politicas públicas relacionadas ao ciclista. Anexo 9
Com as informações de todo o projeto em mente, os alunos confeccionaram trajetos (ciclovias) no computador, escolheram um deles  ( anexo10) e no coletivo, foram  elaborados  regras e peões ( ciclistas) bem como um tabuleiro com ciclovia e as placas de trânsito.(Anexo11) Os alunos jogaram e disponibilizaram o tabuleiro para outros que se interessassem a jogar. Concluíram que o vencedor tem que ser aquele que respeita as regras de transito, usa adequadamente os equipamentos de segurança e pensa no bem estar do outro. (Anexo 12)
As fichas reproduzidas  de boa conduta serviram de panfletos para serem distribuídos na próxima etapa.
Etapa 5
Elaboração de convite para os pais, para que , aos alunos que pudessem trazer suas bicicletas pudessem trazer para uma volta na escola juntamente com os colegas de sala, no qual foi enfatizado as regras de trânsito e sendo, para alguns, a primeira oportunidade de se andar numa bicicleta. Apesar de vierem 5 bicicletas a aula foi um sucesso, 3 alunos aprenderam a andar de bicicleta naquele dia e outros a primeira vez que andavam com os olhinhos brilhando (Anexo 13).
Etapa 6
Empolgados com o tema, os alunos quiseram fazer um vídeo que reproduzissem a relação do ciclista com as regras e normas de segurança no Trânsito. No coletivo, houve a criação de roteiro e os personagens feito pela dupla, tendo como personagens a mamãe, a filhinha e sua bicicleta, a faixa de pedestre, o semáforo, a placa de pare e o cone. (Anexo 14 em CD)
Etapa 7
Partiram para a gravação e edição do vídeo para serem exibidos para os pais numa reunião com todos eles. ( Anexo 15) Todos sentiram valorizados por verem seus trabalhos divulgados e prestigiados, inclusive nós, como professoras, por saberem que muito mais que um vídeo é o conhecimento que está embutido nele. Após este momento foi transmitido para os alunos de outras salas com o objetivo de que  conscientes teremos um transito mais seguro e para isso só depende de nós: pedestres, ciclistas e motoristas, ou seja, nós cidadãos.
As atividades foram direcionadas pelos professores envolvidos.

Avaliação
A avaliação se deu em todo o período trabalhado (1 bimestre). Neste período pode-se observar o envolvimento dos alunos e seus próprios comentários com as professoras envolvidas no projeto, acompanhando toda esta evolução e reflexão do pensamento. O entusiasmo, a dedicação e o envolvimento dos mesmos nas atividades coletivas puderam reforçar o caminho que estava sendo percorrido atingindo aos objetivos propostos em cada etapa. Após a apresentação das atividades produzidas para os alunos da escola, foi realizada uma auto avaliação, com o intuito de expressar a aprendizagem adquirida e relatar as dificuldades e superações ao longo do processo.

Anexos
Anexo 1
Anexo 2



Anexo 3


Anexo 5

Anexo 6
 Anexo 7



 Anexo 8


Anexo 9
Anexo 10
Anexo 11

Anexo 12



Anexo 13


Anexo 14

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