Fábula Orquestrada

Como tudo surgiu...
Fazia parte do currículo trabalhar com fábulas, mas me questionava: apenas reescrevê-las? Apenas pesquisar num laboratório de Informática, com um universo digital em mãos? Este seria o 3º ano que trabalharia fàbula com as crianças apenas reproduzindo uma fabula escolhida por eles e editada no aplicativo Movie Maker, mas foi aí que tive a ideia de trabalhar a orquestra e todo seu cunho cultural com as fábulas, já que estilo de música é de pouca apreciação dos alunos, inclusive pela falta de oportunidade que os mesmos tem para contato. Através da música de concerto, gostaria de desenvolver, com os recursos digitais, o hábito e apreciação desse estilo de música criando repertórios, estudos e noção básica da constituição de uma orquestra, visita a uma sala de música e por fim, a junção desse estudo na produção de vídeo reinventado, criado e não apenas reproduzido, inferido pelo aluno e com suas possibilidades de ampliar seu conhecimento digital, cultural e criativo.
Contextualização
Trabalho em uma Escola de Ensino Fundamental a qual possui uma tradição no bairro. Atende alunos tanto com bom poder econômico como aqueles moradores de áreas invadidas. É uma escola térrea com 19 salas de aula, 2 quadras e possui um laboratório de informática com 21 computadores, no qual eu sou uma das professoras. Todos os alunos da escola tem 1 aula por semana de 45 minutos e o maior objetivo dessas aulas é fazer com que os alunos tornem-se autores, colaboradores e manipuladores dos recursos digitais e midiáticos.
Em todas as 4 salas dos 4ºs anos , turmas com os quais eu trabalhei, há alunos inquietos, que mesmo tendo responsáveis participativos em suas vidas escolares, acabam causando indisciplina em aula. A música erudita, pensei, poderia ajudar a acalmar esses ânimos.

Objetivos
De acordo com o Caderno São Paulo( SP). Secretaria Municipal da Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: SME/DOT, 2010, faz parte dos objetivos a serem trabalhados com os alunos referente ao conhecimento nas TICs:
• Inferir e relacionar elementos
• Produzir suas próprias conclusões
• Buscar imagens da internet, ou produção do próprio aluno para realizar atividades, levando em conta o campo auditivo, suas observações e características do som;
• Produzir imagens sequenciais
• Experimentar, selecionar e utilizar diversos softwares e aplicativos ( Paint, Word, Excel, Media Player) a fim de utilizá-los com adequação.
·    Manejar sistemas de busca e publicação de informações

Aliado a estes conhecimentos :
• Acompanhar diferentes ritmos com o corpo explorando todos os planos de ação do movimento (alto, médio, baixo), elaborando e explicando diferentes interpretações diante de diversos timbres de sons;
• Identificar as principais características das músicas e canções apreciadas (título, autor [a, es], intérprete [s] e elementos formais, tais como som, silêncio e ruído).
• Compreender que as manifestações e produções culturais fazem parte do patrimônio cultural das pessoas, valorizando a sua preservação.
• Participar ativamente de visitas a espaços de divulgação cultural (centros comunitários, festas, centros culturais ( como Sala São Paulo) promovidas pela escola.
• Posicionar-se enquanto apreciador e produtor de manifestações e produções culturais, valorizando a importância de sua participação nos contextos estudados.
• Opinar acerca de sua preferências e escolhas em relação às músicas  e canções ( temáticas, estilos e timbres de voz, instrumentos musicais e materiais sonoros)

Organização para início do Projeto
Comecei o trabalho fazendo pesquisas das quais eu pudesse me organizar e criar rotas de pensamento: quais fábulas falavam de música ou instrumentos musicais? Como assistir a uma apresentação de uma orquestra? Como poderia levá-los à Sala São Paulo? Na internet e em contato com pessoas que tivessem algum conhecimento musical, buscando respostas, dei início ao projeto, dividindo-o em etapas:
Etapa 1 – Sondagem
Etapa 2 – Sensibilização
Etapa 3-Características do ritmo: pulso, acento, desenho rítmico e ostinato
Etapa 4 -Música também tem história : O Barbeiro de Sevilha
Etapa 5-Sentindo a música.
Etapa 6 – Inferindo na fábula
Etapa 7- Passeio Cultural
Etapa 8 - Apresentação cultural aos demais alunos da escola
Claro que busquei informações com colegas de trabalho que tinham conhecimento musical e livros que pudessem me auxiliar nesta prática sobre os ritmos, por exemplo.

Apresentação da Proposta aos alunos
A princípio, eles amaram a ideia de se trabalhar com fábulas, mas quando disse a palavra " orquestra" muitos torceram o nariz e fizeram uma cara de nojo. Mas em cima disso já fiz uma pesquisa naquele momento: " Quantos de vocês já ouviram músicas eruditas? Quem já viu, ao vivo, uma orquestra tocando? Quem já se deu o prazer de poder apreciar uma dessas músicas? E a medida que ia perguntando o número de mãos levantadas era mínimo, para não dizer zerado em algumas perguntas.E então propus que dessem esta oportunidade de conhecimento, que vai além do que podemos imaginar.
Lembro-me que algumas meninas diziam: "Professora, já ouvi esta música no meu balé", outros na pesquisa do autor : "Nossa, eu conheço esta música" ou "não sabia que esta música do filme era uma música erudita!"
Processo do Trabalho
Etapa 1 – Sondagem
Explicitei alguns títulos de fábulas e pedi para que pudessem escolher qual iríamos trabalhar. Através da leitura da Fábula “ A cigarra e a formiga “ de Monteiro Lobato,escolhida por eles, iniciamos a discussão com os alunos acerca da profissão de músico e posteriormente o que é Música. A discussão foi conduzida para que os alunos entendessem que a música é composta por som e ritmo.( Anexo 1)
Etapa 2 – Sensibilização
Através das músicas folclóricas do repertório deles fizemos movimentos corporais e depois identificamos os elementos que compõem os ritmos: acento, desenho rítmico, ostinato e pulso, sem nomeá-los, mas diferenciá-los neste momento.
Etapa 3-Característica do ritmo: pulso, acento e desenho
 Utilizar movimentos na marcação de música Escravos de Jó, focando a atenção para o pulso e o acento, separando a sala em dois grupos para que possam se complementarem marcando com palmas(o pulso) e com os pés ( o acento) o ritmo da música. Num outro momento introduzir um outro grupo para que marquem o desenho rítmico com os bastões , representando a clave. ( anexo 2)
Característica do ritmo: Ostinato.
 Com a música de nosso repertório Bolero de Ravel, assistimos ao desenho do Youtube
(http://www.youtube.com/watch?v=iOcu7GD8pcE). No Google, os alunos copiaram e colaram os instrumentos que eles conseguiam reconhecer no Bolero e nomeá-los, conforme anexo 3. Noutra aula,  foi marcado o ostinato da música do Bolero, para tal, utilizamos sílabas para marcar com as vozes  “PALIDA TA, PALIDA TA TA TA, PALIDA TA PALIDA PALIDA PALIDA TA”   sendo o PALIDA como tercina de colcheia e o TA como semínima. Marcou-se com as palmas e depois a marcação nas mesas. Relacionamos o que foi feito com as vozes com o desenho rítmico.( Anexo 3 das notas e nomenclaturas)
Etapa 4 -  Música também tem história : O Barbeiro de Sevilha
Numa pesquisa no Google sobre a história da Ópera O Barbeiro de Sevilha, fizemos a leitura para entendermos o contexto da mesma e os principais personagens. Dramatizamos o contexto da ópera e a importância do Barbeiro na mesma. Cada dupla buscou e assistiu no Youtube o desenho do Pica-pau “ O Barbeiro de Sevilha” e relacionamos a real história com o desenho do Pica-pau . Registramos em desenho no Paint.
Etapa 5-Sentindo a música.
 Ao escutar o repertório de músicas eruditas conhecidas relacionamos o quão presente é este estilo em animações e filmes. Com as músicas de John Willians – em especial Superman e Star Wars – cada dupla pesquisou e escutou no Youtube de acordo com sua preferência e num próximo momento ao sentir a música inventamos movimentos  se atentando às partes da música. Juntos, definimos movimentos para determinadas partes para observar se estes movimentos se repetem. (Anexo 4). Esta atividade de escuta foi feita várias vezes para que se reforçasse as partes da música e a escuta atenta.
Etapa 6 – Inferindo na fábula
Com as músicas do repertório trabalhadas, os alunos escolheram uma delas para que em algum momento a música pudesse aparecer na fábula. Foi interessante ver este resultado. Algumas cigarras formaram uma orquestra, outras formigas pegaram suas espadas para lutar, outras cigarras foram salvas pelo Superman, outras tocaram o Bolero para as formigas trabalharem ao som harmonioso de Ravel.(Anexo 5). Assim, os alunos escreveram suas fábulas, fizemos correções coletivas, alguns se  para gravar em voz a leitura de sua fábula. Buscamos imagens relacionadas na Internet e no aplicativo Movie Maker cada dupla fez sua própria fábula reinventada e musicada.
Etapa 7- Passeio Cultural
Numa roda de conversa sobre local ideal para se escutar uma música estudamos a história da Sala São Paulo,ampliando nossos conhecimentos ao assistir aos vídeos selecionados no Youtube. Fomos a Sala São Paulo para assistirmos o concerto Didático. No concerto as crianças puderam relacionar as músicas tocadas pela Banda Sinfônica do Estado de São Paulo e as músicas trabalhadas em sala. Foi muito prazeroso ver os alunos fazerem esta relação. Além de que receberam um material da própria OSESP com encartes para que cada qual pudesse montar a sua banda no papel. Na sala exploramos ainda mais este material e a diferença entre uma Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica. (Anexo 6). Como este material não estava previsto, foi muito rico aprofundar o assunto com os demais que também não puderam ir mas compartilharam o material com os colegas.
Etapa 8-  Apresentação cultural aos demais alunos da escola
Como finalização do projeto houve a apresentação para os demais alunos da fábula orquestrada em forma de vídeo editada pelos alunos. Foi exibida no pátio para os colegas como resultado da criação e autoria numa releitura da tradicional fábula.
O que deu errado:
Durante a execução do projeto aconteceu a greve dos professores na Cidade de São Paulo, algumas turmas foram prejudicadas nestas aulas e quando consegui agendar o Concerto Didático na Sala São Paulo estávamos em greve e apenas 44 alunos conseguiram ir, sem contar que, neste processo, encontramos professores parceiros e outros indiferentes. Ao indiferente apenas 2 alunos de uma determinada sala foram ao Concerto.
A finalização da edição do vídeo só consegui fazer no retorno das férias o que deu uma quebra no processo.
Para o próximo ano isso seria resolvido já que as férias foram alteradas para junho em 2014 por causa da Copa.
Uma das resistências de alguns alunos, a minoria, e isso para mim foi bem bacana, era de querer jogar ao invés de fazer as atividades propostas no computador. Mas como a maioria estava envolvida eles logo executavam as atividades solicitadas.
Resultado final
A culminância do projeto se deu com a apresentação dos vídeos elaborados numa amostra na escola.
Junto com os alunos, selecionamos o vídeo que melhor representou a sala nos quesitos : imagens selecionadas, transição de imagens, relação som x imagem para postarmos no Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=UWtatWXQ_cI&list=UULjW3ZWsvtItnh2PvFW2mGQ
A avaliação foi sendo feita baseando-se nas atividades realizadas no laboratório de Informática, corporais ou virtuais, e nas produções dos alunos. Nas rodas de conversas e desenvolvimento das atividades. Há um feedback dos alunos x professor e professor x alunos, no qual o aprendizado vai sendo construído, juntamente com os conceitos de música e apreciação pela mesma.

Conclusões
Aprendi a ir além de meus limites! Estimular a criatividade e refazer o novo, buscar novas oportunidades maneiras diferentes de se fazer o que está no nosso Planejamento.
Ao voltarmos do passeio à Sala São Paulo, a irmã de um aluno perguntou a ele de onde estava vindo e ele respondeu que era da Sala São Paulo, ela o questionou novamente: " E o que é isso?" Ele respondeu categoricamente: " É uma sala onde toca orquestra, num sabia?" Isso para mim é o conhecimento, é aprendizado, é a música acessível a todos,  ainda que, no inicio do projeto apenas 3 crianças levantaram a mão dizendo que já ouviram falar em orquestra e hoje todos sabem o que é. Pela idade podem até não saber explicar com palavras o que é uma orquestra, e esse não era o meu objetivo, mas podem dizer com propriedade que já viram, ouviram uma orquestra tocando e que inclusive fizeram um vídeo com uma das músicas!
Resumo
O projeto deu início com inquietação de se ter que trabalhar com fábulas, porém de uma nova maneira: uma fábula orquestrada, no qual trabalharia fábula ( gênero textual tão apreciado pelas crianças) com música erudita ( gênero de música pouco apreciado pelas crianças). Através de uma fábula escolhida por eles dentro de grupo selecionado de fábulas, ampliaríamos nossos conhecimentos sobre música, em especial o ritmo e desenvolveríamos uma apreciação musical com um repertório de músicas eruditas previamente selecionadas.
Neste processo culminaríamos com a produção da reinvenção da fábula escolhida, através da produção de um vídeo feito pelos alunos, que associariam ao que já estudamos sobre a música erudita com foco nas músicas previamente selecionadas e de sua experiência à visita à Sala São Paulo. Todas as aulas deste processo aconteceram no Laboratório de Informática através dos textos, reescritas, pesquisas, mostrando aos demais colegas o produto realizado.


Algumas explicações

Evento didático
As músicas do evento didático já eram de meu conhecimento e dos alunos, pois já havíamos escutado em sala e no que diz respeito a primeira parte do concerto, na apresentação dos instrumentos, são músicas do repertório infantil , muito próprio para crianças, no qual se envolveram e sentiram muito a vontade ao cantar e ouvir os instrumentos apresentados.
A música “ Sinfonia dos Brinquedos” é bem característico com a vida do Sr. Mozart, no qual , acreditamos em sala, que a música era a alegria em sua casa, já que seus filhos a apreciavam desde pequenos. Ao conversar com os alunos sobre a mesma, eles acharam que Mozart a compôs por causa de Wolfgang e Narny, pois estudamos a vida de Mozart para ouvirmos as músicas do repertório. É uma música alegre, ainda mais com a presença do palhaço, que dinamizou todos os aspectos do concerto.
Acredito que o sentimento que nos envolveu foi a emoção de poder ouvir as músicas sendo tocadas ao vivo, poder sentir as vibrações dos instrumentos que se espalham pelo ar… O próprio local já é uma dádiva, o ambiente é propício, requintado que gera uma satisfação em ver aqueles rostos vislumbrados e encantados com aquele local.
O evento conta com uma ótima estrutura e organização. A única coisa ruim é que quem chega cedo, fica muito tempo esperando para o início do concerto e as crianças ficam impacientes, pois não vem a hora de assistir ao concerto, mais por outro lado fomos embora rapidinho!
Sei que por causa dos direitos autorais não é possível filmar ou fotografar, mas isso poderia acontecer, principalmente pelo fato de ser um evento único na vida dessas crianças.
Dando continuidade ao projeto, faremos a edição de um vídeo com a Sinfonia dos Brinquedos no qual eles desenharão seus brinquedos favoritos e, juntamente com as fotos, será postado no blog e apresentado na reunião de pais.
O evento contribuiu com a formação dos alunos e isso não gera dúvida, pois com toda essa estrutura da orquestra, instrumentos, sons , tudo era muito familiar, e poder ir ao concerto foi sensacional.
Por tudo isso acima mencionado acredito que a música é para todos, é para vida.

Referências Bibliográficas

    Hentschke, Liane. A orquestra Tim-tim por tim-tim- São Paulo:Moderna, 2005
    São Paulo( cidade) Secretaria Municipal da Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Cadernos de Orientaçoes Didáticas Ler e Escrever - Tecnologias na Educação. São Paulo: SME/DOT, 2008
    São Paulo( SP). Secretaria Municipal da Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: SME/DOT, 2010
    Venezie, Mike. Wolfgang Amadeus Mozart;(tradução LolymAmaro de Souza) - São Paulo:Moderna, 1999 (Coleção Mestres da Música)

Anexos

1 – Leitura da Fábula “ A cigarra e a Formiga”
 Anexo 2

Anexo 3

Anexo 4

 Anexo 6



Anexo 7 



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