Como
tudo surgiu...
Fazia parte do currículo
trabalhar com fábulas, mas me questionava: apenas reescrevê-las? Apenas
pesquisar num laboratório de Informática, com um universo digital em mãos? Este
seria o 3º ano que trabalharia fàbula com as crianças apenas reproduzindo uma
fabula escolhida por eles e editada no aplicativo Movie Maker, mas foi aí que
tive a ideia de trabalhar a orquestra e todo seu cunho cultural com as fábulas,
já que estilo de música é de pouca apreciação dos alunos, inclusive pela falta
de oportunidade que os mesmos tem para contato. Através da música de concerto,
gostaria de desenvolver, com os recursos digitais, o hábito e apreciação desse
estilo de música criando repertórios, estudos e noção básica da constituição de
uma orquestra, visita a uma sala de música e por fim, a junção desse estudo na
produção de vídeo reinventado, criado e não apenas reproduzido, inferido pelo
aluno e com suas possibilidades de ampliar seu conhecimento digital, cultural e
criativo.
Contextualização
Trabalho em uma Escola de
Ensino Fundamental a qual possui uma tradição no bairro. Atende alunos tanto
com bom poder econômico como aqueles moradores de áreas invadidas. É uma escola
térrea com 19 salas de aula, 2 quadras e possui um laboratório de informática
com 21 computadores, no qual eu sou uma das professoras. Todos os alunos da
escola tem 1 aula por semana de 45 minutos e o maior objetivo dessas aulas é
fazer com que os alunos tornem-se autores, colaboradores e manipuladores dos
recursos digitais e midiáticos.
Em
todas as 4 salas dos 4ºs anos , turmas com os quais eu trabalhei, há alunos
inquietos, que mesmo tendo responsáveis participativos em suas vidas escolares,
acabam causando indisciplina em aula. A música erudita, pensei, poderia ajudar
a acalmar esses ânimos.
Objetivos
De acordo com o Caderno São
Paulo( SP). Secretaria Municipal da Educação. Diretoria de Orientação Técnica.
Orientações Curriculares: proposições de expectativas de aprendizagem -
Tecnologias de Informação e Comunicação. São Paulo: SME/DOT, 2010, faz parte
dos objetivos a serem trabalhados com os alunos referente ao conhecimento nas
TICs:
• Inferir e relacionar elementos
• Produzir suas próprias conclusões
• Buscar imagens da internet, ou produção do próprio aluno para
realizar atividades, levando em conta o campo auditivo, suas observações e
características do som;
• Produzir imagens sequenciais
• Experimentar, selecionar e utilizar diversos softwares e aplicativos
( Paint, Word, Excel, Media Player) a fim de utilizá-los com adequação.
·
Manejar
sistemas de busca e publicação de informações
Aliado a estes conhecimentos
:
• Acompanhar diferentes ritmos com o corpo explorando todos os planos
de ação do movimento (alto, médio, baixo), elaborando e explicando diferentes
interpretações diante de diversos timbres de sons;
• Identificar as principais características das músicas e canções
apreciadas (título, autor [a, es], intérprete [s] e elementos formais, tais
como som, silêncio e ruído).
• Compreender que as manifestações e produções culturais fazem parte
do patrimônio cultural das pessoas, valorizando a sua preservação.
• Participar ativamente de visitas a espaços de divulgação cultural
(centros comunitários, festas, centros culturais ( como Sala São Paulo)
promovidas pela escola.
• Posicionar-se enquanto apreciador e produtor de manifestações e
produções culturais, valorizando a importância de sua participação nos contextos
estudados.
• Opinar acerca de sua preferências e escolhas em relação às
músicas e canções ( temáticas, estilos e
timbres de voz, instrumentos musicais e materiais sonoros)
Organização
para início do Projeto
Comecei o trabalho fazendo
pesquisas das quais eu pudesse me organizar e criar rotas de pensamento: quais
fábulas falavam de música ou instrumentos musicais? Como assistir a uma
apresentação de uma orquestra? Como poderia levá-los à Sala São Paulo? Na
internet e em contato com pessoas que tivessem algum conhecimento musical,
buscando respostas, dei início ao projeto, dividindo-o em etapas:
Etapa 1 – Sondagem
Etapa 2 – Sensibilização
Etapa 3-Características do
ritmo: pulso, acento, desenho rítmico e ostinato
Etapa 4 -Música também tem
história : O Barbeiro de Sevilha
Etapa 5-Sentindo a música.
Etapa 6 – Inferindo na
fábula
Etapa 7- Passeio Cultural
Etapa 8 - Apresentação cultural
aos demais alunos da escola
Claro que busquei
informações com colegas de trabalho que tinham conhecimento musical e livros
que pudessem me auxiliar nesta prática sobre os ritmos, por exemplo.
Apresentação
da Proposta aos alunos
A princípio, eles amaram a
ideia de se trabalhar com fábulas, mas quando disse a palavra "
orquestra" muitos torceram o nariz e fizeram uma cara de nojo. Mas em cima
disso já fiz uma pesquisa naquele momento: " Quantos de vocês já ouviram
músicas eruditas? Quem já viu, ao vivo, uma orquestra tocando? Quem já se deu o
prazer de poder apreciar uma dessas músicas? E a medida que ia perguntando o
número de mãos levantadas era mínimo, para não dizer zerado em algumas
perguntas.E então propus que dessem esta oportunidade de conhecimento, que vai
além do que podemos imaginar.
Lembro-me que algumas
meninas diziam: "Professora, já ouvi esta música no meu balé", outros
na pesquisa do autor : "Nossa, eu conheço esta música" ou "não
sabia que esta música do filme era uma música erudita!"
Processo
do Trabalho
Etapa 1 – Sondagem
Explicitei alguns títulos de
fábulas e pedi para que pudessem escolher qual iríamos trabalhar. Através da
leitura da Fábula “ A cigarra e a formiga “ de Monteiro Lobato,escolhida por
eles, iniciamos a discussão com os alunos acerca da profissão de músico e
posteriormente o que é Música. A discussão foi conduzida para que os alunos
entendessem que a música é composta por som e ritmo.( Anexo 1)
Etapa 2 – Sensibilização
Através das músicas
folclóricas do repertório deles fizemos movimentos corporais e depois
identificamos os elementos que compõem os ritmos: acento, desenho rítmico,
ostinato e pulso, sem nomeá-los, mas diferenciá-los neste momento.
Etapa 3-Característica do
ritmo: pulso, acento e desenho
Utilizar movimentos na marcação de música
Escravos de Jó, focando a atenção para o pulso e o acento, separando a sala em
dois grupos para que possam se complementarem marcando com palmas(o pulso) e
com os pés ( o acento) o ritmo da música. Num outro momento introduzir um outro
grupo para que marquem o desenho rítmico com os bastões , representando a
clave. ( anexo 2)
Característica do ritmo:
Ostinato.
Com a música de nosso repertório Bolero de
Ravel, assistimos ao desenho do Youtube
(http://www.youtube.com/watch?v=iOcu7GD8pcE).
No Google, os alunos copiaram e colaram os instrumentos que eles conseguiam
reconhecer no Bolero e nomeá-los, conforme anexo 3. Noutra aula, foi marcado o ostinato da música do Bolero,
para tal, utilizamos sílabas para marcar com as vozes “PALIDA TA, PALIDA TA TA TA, PALIDA TA PALIDA
PALIDA PALIDA TA” sendo o PALIDA como
tercina de colcheia e o TA como semínima. Marcou-se com as palmas e depois a
marcação nas mesas. Relacionamos o que foi feito com as vozes com o desenho
rítmico.( Anexo 3 das notas e nomenclaturas)
Etapa 4 - Música também tem história : O Barbeiro de
Sevilha
Numa pesquisa no Google
sobre a história da Ópera O Barbeiro de Sevilha, fizemos a leitura para entendermos
o contexto da mesma e os principais personagens. Dramatizamos o contexto da
ópera e a importância do Barbeiro na mesma. Cada dupla buscou e assistiu no
Youtube o desenho do Pica-pau “ O Barbeiro de Sevilha” e relacionamos a real
história com o desenho do Pica-pau . Registramos em desenho no Paint.
Etapa 5-Sentindo a música.
Ao escutar o repertório de músicas eruditas conhecidas
relacionamos o quão presente é este estilo em animações e filmes. Com as
músicas de John Willians – em especial Superman e Star Wars – cada dupla
pesquisou e escutou no Youtube de acordo com sua preferência e num próximo
momento ao sentir a música inventamos movimentos se atentando às partes da música. Juntos,
definimos movimentos para determinadas partes para observar se estes movimentos
se repetem. (Anexo 4). Esta atividade de escuta foi feita várias vezes para que
se reforçasse as partes da música e a escuta atenta.
Etapa 6 – Inferindo na
fábula
Com as músicas do repertório
trabalhadas, os alunos escolheram uma delas para que em algum momento a música
pudesse aparecer na fábula. Foi interessante ver este resultado. Algumas
cigarras formaram uma orquestra, outras formigas pegaram suas espadas para
lutar, outras cigarras foram salvas pelo Superman, outras tocaram o Bolero para
as formigas trabalharem ao som harmonioso de Ravel.(Anexo 5). Assim, os alunos
escreveram suas fábulas, fizemos correções coletivas, alguns se para gravar em voz a leitura de sua fábula.
Buscamos imagens relacionadas na Internet e no aplicativo Movie Maker cada
dupla fez sua própria fábula reinventada e musicada.
Etapa 7- Passeio Cultural
Numa roda de conversa sobre
local ideal para se escutar uma música estudamos a história da Sala São
Paulo,ampliando nossos conhecimentos ao assistir aos vídeos selecionados no
Youtube. Fomos a Sala São Paulo para assistirmos o concerto Didático. No
concerto as crianças puderam relacionar as músicas tocadas pela Banda Sinfônica
do Estado de São Paulo e as músicas trabalhadas em sala. Foi muito prazeroso
ver os alunos fazerem esta relação. Além de que receberam um material da
própria OSESP com encartes para que cada qual pudesse montar a sua banda no
papel. Na sala exploramos ainda mais este material e a diferença entre uma
Banda Sinfônica e uma Orquestra Sinfônica. (Anexo 6). Como este material não
estava previsto, foi muito rico aprofundar o assunto com os demais que também
não puderam ir mas compartilharam o material com os colegas.
Etapa 8- Apresentação cultural aos demais alunos da
escola
Como finalização do projeto
houve a apresentação para os demais alunos da fábula orquestrada em forma de
vídeo editada pelos alunos. Foi exibida no pátio para os colegas como resultado
da criação e autoria numa releitura da tradicional fábula.
O que deu errado:
Durante a execução do
projeto aconteceu a greve dos professores na Cidade de São Paulo, algumas
turmas foram prejudicadas nestas aulas e quando consegui agendar o Concerto
Didático na Sala São Paulo estávamos em greve e apenas 44 alunos conseguiram
ir, sem contar que, neste processo, encontramos professores parceiros e outros
indiferentes. Ao indiferente apenas 2 alunos de uma determinada sala foram ao
Concerto.
A finalização da edição do
vídeo só consegui fazer no retorno das férias o que deu uma quebra no processo.
Para o próximo ano isso
seria resolvido já que as férias foram alteradas para junho em 2014 por causa
da Copa.
Uma das resistências de
alguns alunos, a minoria, e isso para mim foi bem bacana, era de querer jogar
ao invés de fazer as atividades propostas no computador. Mas como a maioria
estava envolvida eles logo executavam as atividades solicitadas.
Resultado
final
A culminância do projeto se
deu com a apresentação dos vídeos elaborados numa amostra na escola.
Junto com os alunos,
selecionamos o vídeo que melhor representou a sala nos quesitos : imagens
selecionadas, transição de imagens, relação som x imagem para postarmos no
Youtube.
http://www.youtube.com/watch?v=UWtatWXQ_cI&list=UULjW3ZWsvtItnh2PvFW2mGQ
A avaliação foi sendo feita
baseando-se nas atividades realizadas no laboratório de Informática, corporais
ou virtuais, e nas produções dos alunos. Nas rodas de conversas e desenvolvimento
das atividades. Há um feedback dos alunos x professor e professor x alunos, no
qual o aprendizado vai sendo construído, juntamente com os conceitos de música
e apreciação pela mesma.
Conclusões
Aprendi a ir além de meus
limites! Estimular a criatividade e refazer o novo, buscar novas oportunidades
maneiras diferentes de se fazer o que está no nosso Planejamento.
Ao voltarmos do passeio à
Sala São Paulo, a irmã de um aluno perguntou a ele de onde estava vindo e ele
respondeu que era da Sala São Paulo, ela o questionou novamente: " E o que
é isso?" Ele respondeu categoricamente: " É uma sala onde toca
orquestra, num sabia?" Isso para mim é o conhecimento, é aprendizado, é a
música acessível a todos, ainda que, no
inicio do projeto apenas 3 crianças levantaram a mão dizendo que já ouviram
falar em orquestra e hoje todos sabem o que é. Pela idade podem até não saber
explicar com palavras o que é uma orquestra, e esse não era o meu objetivo, mas
podem dizer com propriedade que já viram, ouviram uma orquestra tocando e que
inclusive fizeram um vídeo com uma das músicas!
Resumo
O projeto deu início com
inquietação de se ter que trabalhar com fábulas, porém de uma nova maneira: uma
fábula orquestrada, no qual trabalharia fábula ( gênero textual tão apreciado
pelas crianças) com música erudita ( gênero de música pouco apreciado pelas crianças).
Através de uma fábula escolhida por eles dentro de grupo selecionado de
fábulas, ampliaríamos nossos conhecimentos sobre música, em especial o ritmo e
desenvolveríamos uma apreciação musical com um repertório de músicas eruditas
previamente selecionadas.
Neste processo culminaríamos
com a produção da reinvenção da fábula escolhida, através da produção de um
vídeo feito pelos alunos, que associariam ao que já estudamos sobre a música
erudita com foco nas músicas previamente selecionadas e de sua experiência à
visita à Sala São Paulo. Todas as aulas deste processo aconteceram no
Laboratório de Informática através dos textos, reescritas, pesquisas, mostrando
aos demais colegas o produto realizado.
Algumas explicações
Evento didático
As
músicas do evento didático já eram de meu conhecimento e dos alunos, pois já
havíamos escutado em sala e no que diz respeito a primeira parte do concerto,
na apresentação dos instrumentos, são músicas do repertório infantil , muito
próprio para crianças, no qual se envolveram e sentiram muito a vontade ao
cantar e ouvir os instrumentos apresentados.
A
música “ Sinfonia dos Brinquedos” é bem característico com a vida do Sr.
Mozart, no qual , acreditamos em sala, que a música era a alegria em sua casa,
já que seus filhos a apreciavam desde pequenos. Ao conversar com os alunos
sobre a mesma, eles acharam que Mozart a compôs por causa de Wolfgang e Narny,
pois estudamos a vida de Mozart para ouvirmos as músicas do repertório. É uma
música alegre, ainda mais com a presença do palhaço, que dinamizou todos os
aspectos do concerto.
Acredito
que o sentimento que nos envolveu foi a emoção de poder ouvir as músicas sendo
tocadas ao vivo, poder sentir as vibrações dos instrumentos que se espalham
pelo ar… O próprio local já é uma dádiva, o ambiente é propício, requintado que
gera uma satisfação em ver aqueles rostos vislumbrados e encantados com aquele
local.
O
evento conta com uma ótima estrutura e organização. A única coisa ruim é que
quem chega cedo, fica muito tempo esperando para o início do concerto e as
crianças ficam impacientes, pois não vem a hora de assistir ao concerto, mais
por outro lado fomos embora rapidinho!
Sei
que por causa dos direitos autorais não é possível filmar ou fotografar, mas
isso poderia acontecer, principalmente pelo fato de ser um evento único na vida
dessas crianças.
Dando
continuidade ao projeto, faremos a edição de um vídeo com a Sinfonia dos
Brinquedos no qual eles desenharão seus brinquedos favoritos e, juntamente com
as fotos, será postado no blog e apresentado na reunião de pais.
O
evento contribuiu com a formação dos alunos e isso não gera dúvida, pois com
toda essa estrutura da orquestra, instrumentos, sons , tudo era muito familiar,
e poder ir ao concerto foi sensacional.
Por tudo isso acima mencionado
acredito que a música é para todos, é para vida.
Referências
Bibliográficas
Hentschke, Liane. A orquestra Tim-tim por
tim-tim- São Paulo:Moderna, 2005
São Paulo( cidade) Secretaria Municipal da
Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Cadernos de Orientaçoes Didáticas
Ler e Escrever - Tecnologias na Educação. São Paulo: SME/DOT, 2008
São Paulo( SP). Secretaria Municipal da
Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Orientações Curriculares:
proposições de expectativas de aprendizagem - Tecnologias de Informação e
Comunicação. São Paulo: SME/DOT, 2010
Venezie, Mike. Wolfgang Amadeus
Mozart;(tradução LolymAmaro de Souza) - São Paulo:Moderna, 1999 (Coleção
Mestres da Música)
Anexos
1 – Leitura da Fábula “ A
cigarra e a Formiga”
Anexo 2
Anexo 3
Anexo 4
Anexo 6
Anexo 7
Nenhum comentário:
Postar um comentário