Orquestrando

Projeto desenvolvido no Laboratório de Informática com os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental. Através dos recursos digitais utilizados nas aulas bem como multimídias espera-se que o aluno possa ter um contato maior com a música de concerto, apreciar uma orquestra e com repertório formado, criar um vídeo significativo, associando sua infância com a música. Segue as etapas registradas do projeto: Tudo começou com o som, depois uma história:
  Desenhamos o que pensamos sobre orquestra,



 Partimos para paisagem sonora, com a escuta, o registro
a criação de movimentos e de uma história coletiva:


Vivenciamos as músicas "Dança Húngara" e "Abre a Roda Tindolelê"






















































Assistimos o desenho do Tom e Jerry e começamos a entender o que era uma orquestra e que tinha um, apenas um, maestro para reger:


 


 Ai sim fizemos uma atividade com um monte de pedacinhos de músicas para reconhecermos qual era a de concerto e qual era popular. Quando escutávamos a música de concerto tínhamos que colocar a tela azul e a popular, minimizar a tela azul e colocar a vermelha:


 
Foto da atividade de diferenciar a música de concerto da música popular minimizando as telas com as cores respectivas.


Foi baseado nesta música que trocávamos a tela:


Etapa 3 - Característica do Som: Altura -Grave e agudo.
 Primeiro a professora falou sobre grave e agudo, tocamos no piano os sons graves e agudos e foi maravilhoso ter alguém tocando piano para nós: Sra. Bene, Assistente de Direção abrilhantou  este dia!
  




 Etapa 4 - Característica do som: Duração- Curto e longo
   


Nesta etapa foi introduzida os instrumentos de sopro:







 ETAPA 5 - Característica do Som: Intensidade- Forte e fraco.
Brincamos ao cantar a Música Escravos de Jó e marcando o ritmo.



Confeccionamos nossos instrumentos junto com a Profª Roseli 


Cantamos com nossos instrumentos 



e ouvimos a Banda Marcial da EMEF Octávio Pereira Lopes tocar e apresentar seus instrumentos. 





Característica do Som: Timbre. 
Viramos maestros no site:
 http://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/downloads/Orquestra_sinfonica.swf


Depois estudamos sobre a orquestra








Ai foi só dar os nomes às famílias dos instrumentos e selecionar um instrumento correspondente.


 Assistimos a alguns desenhos relacionados com a boa música de orquestra:
http://www.youtube.com/watch?v=2XGRmaiCpPU&feature=related Fantasia 2000
http://www.youtube.com/watch?v=_pm7BTGt65c  Pica-Pau O Barbeiro de Servilha
http://www.youtube.com/watch?v=Lh1GL0lJtgQ Sinfonia dos Brinquedos
http://www.youtube.com/watch?v=AaMqnYvzE2Q Sinfonia do Filme de Harry Potter


 Para enfim assitirmos a Sinfonia dos Brinquedos, e imaginando um brinquedo, desenhássemos para depois fazer dele um vídeo com os brinquedos de toda a galera.
Não basta só desenhar o brinquedo, também pesquisamos na internet o brinquedo representado! Veja como ficou:

Posso dizer ainda mais? As crianças me surpreenderam ao fazer este vídeo: bastou explicar uma vez que eles mesmos apagavam e salvavam a imagem como, teve dupla que chegou a fazer 28 imagens para chegar a apagar toda a imagem! Foi um arraso!


Chegou o grande dia: Ida à Sala São Paulo, assistirmos Música de Concerto.


Em 11 de maio deste ano fizemos um passeio inesquecível à Sala São Paulo, no qual pudemos apreciar a música de concerto com a Orquestra Sinfônica da USP, cumprindo mais uma das etapas no nosso projeto Orquestrando no Laboratório de Informática.



Após todo este processo, concluímos com tudo que vimos e que as crianças lembraram, desde o início do ano letivo até agora e veja o resultado que espetacular!
Para este resultado começamos com a ideia que os conteúdos estão em caixas e deles vamos tirando os outros assuntos trabalhados:



 

Estamos quase concluindo nossas atividades e todo o percurso que fizemos está aqui registrado:

Algumas considerações

Paisagem sonora
            A paisagem sonora é formada pela escuta atenta do local que estamos. Ao invés de termos a paisagem visual da qual estamos acostumados, fechamos nossos olhos e nos deparamos com diferentes sons a nossa volta, isso é a paisagem sonora da qual muitas vezes vivemos em um mundo cheio de sons, ruídos, sonoridades variadas, músicas e uma poluição sonora generalizada que não nos damos conta. Porém podemos observar e aprender com essas sonoridades, abrindo nossos ouvidos e trabalhando a partir desses sons. Iniciar com a paisagem sonora da sala de aula, da escola, da casa onde vivemos, da rua, é um meio de atentar nossos ouvidos e nossa mente aos mais variados sons que nos cercam, inclusive  a escutar o silêncio.
           Nós temos muitas maneiras de produzir sons; podemos usar a voz, sons vocais, instrumentos musicais e/ou feitos de sucata, podemos sonorizar uma poesia, uma história ou brincar com os nomes dos alunos. Explorar os sons e fazer com que ele se torne bem interessante para nossos ouvidos e significativo é muito atraente para com as crianças, pois podemos brincar e interagir com os sons.hos fechados observe com os alunos os sons de dentro da sala de aula.
Podemos também classifica-los em:
§  Sons da natureza: canto dos pássaros, animais fenômenos naturais, etc.
§  Sons tecnológicos: produzidos por objetos, máquinas, aparelhos, etc.
§  Sons humanos: risadas, tosse, etc.
           Fazendo uma pequena história sonora utilizando esses sons ou uma composição coletiva, podemos explorar a imaginação.

Evento didático
As músicas do evento didático já eram de meu conhecimento e dos alunos, pois já havíamos escutado em sala e no que diz respeito a primeira parte do concerto, na apresentação dos instrumentos, são músicas do repertório infantil , muito próprio para crianças, no qual se envolveram e sentiram muito a vontade ao cantar e ouvir os instrumentos apresentados.
A música “ Sinfonia dos Brinquedos” é bem característico com a vida do Sr. Mozart, no qual , acreditamos em sala, que a música era a alegria em sua casa, já que seus filhos a apreciavam desde pequenos. Ao conversar com os alunos sobre a mesma, eles acharam que Mozart a compôs por causa de Wolfgang e Narny, pois estudamos a vida de Mozart para ouvirmos as músicas do repertório. É uma música alegre, ainda mais com a presença do palhaço, que dinamizou todos os aspectos do concerto.
Acredito que o sentimento que nos envolveu foi a emoção de poder ouvir as músicas sendo tocadas ao vivo, poder sentir as vibrações dos instrumentos que se espalham pelo ar… O próprio local já é uma dádiva, o ambiente é propício, requintado que gera uma satisfação em ver aqueles rostos vislumbrados e encantados com aquele local.
O evento conta com uma ótima estrutura e organização. A única coisa ruim é que quem chega cedo, fica muito tempo esperando para o início do concerto e as crianças ficam impacientes, pois não vem a hora de assistir ao concerto, mais por outro lado fomos embora rapidinho!
Sei que por causa dos direitos autorais não é possível filmar ou fotografar, mas isso poderia acontecer, principalmente pelo fato de ser um evento único na vida dessas crianças.
Dando continuidade ao projeto, faremos a edição de um vídeo com a Sinfonia dos Brinquedos no qual eles desenharão seus brinquedos favoritos e, juntamente com as fotos, será postado no blog e apresentado na reunião de pais.
O evento contribuiu com a formação dos alunos e isso não gera dúvida, pois com toda essa estrutura da orquestra, instrumentos, sons , tudo era muito familiar, e poder ir ao concerto foi sensacional.
Por tudo isso acima mencionado acredito que a música é para todos, é para vida.
Mapa Conceitual
            Ferramenta para organizar e representar o pensamento em forma gráfica. Segundo o Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever- Tecnologias na Educação “ Esse recurso é utilizado para representar graficamente relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o processo de construção de um mapa conceitual, o aluno exercita sua capacidade de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no processo” (p.55).
            “Como é um mapa conceitual: Os conceitos geralmente aparecem em caixas , e a relação de significados entre os dois termos é indicada por uma linha que os une. Nessa linha, deverá haver uma frase ( proposição) que contenha um verbo conjugado de acordo com o sentido que queiramos dar. Não são utilizadas setas para simbolizar a conexão, como no fluxograma, e é possivel ter dois ou mais conceitos conectados por frase de ligação”(p.57). Pelo fato de trabalhar com crianças que ainda possuem o pensamento concreto, utilizei de caixas de leite encapadas para expressar os conceitos principais do projeto e as ligações foram unidas por barbante, completando o sentido de que nada estava desconexo. Com o mapa conceitual concreto no chão pode-se transferir para o aplicativo.

2 comentários:

RUA ALCY BORGES DOS SANTOS, 242 - JAÇANÃ - SÃO PAULO

Deixe seu recado !!!

Passeio pelas dependências da escola...

Venha conhecer nossa escola...