Projeto desenvolvido no Laboratório de Informática com os alunos de 2º ano do Ensino Fundamental.
Através dos recursos digitais utilizados nas aulas bem como multimídias espera-se que o aluno possa ter um contato maior com a música de concerto, apreciar uma orquestra e com repertório formado, criar um vídeo significativo, associando sua infância com a música.
Segue as etapas registradas do projeto:
Tudo começou com o som, depois uma história:
Desenhamos o que pensamos sobre orquestra,
Partimos para paisagem sonora, com a escuta, o registro
a criação de movimentos e de uma história coletiva:
Vivenciamos as músicas "Dança Húngara" e "Abre a Roda Tindolelê"


Assistimos o desenho do Tom e Jerry e começamos a entender o que era uma orquestra e que tinha um, apenas um, maestro para reger:
Ai sim fizemos uma atividade com um monte de pedacinhos de músicas para reconhecermos qual era a de concerto e qual era popular. Quando escutávamos a música de concerto tínhamos que colocar a tela azul e a popular, minimizar a tela azul e colocar a vermelha:

Foto da atividade de diferenciar a música de concerto da música popular minimizando as telas com as cores respectivas.
Foi baseado nesta música que trocávamos a tela:
Etapa 3 - Característica do Som: Altura -Grave e agudo.
Primeiro a professora falou sobre grave e agudo, tocamos no piano os sons graves e agudos e foi maravilhoso ter alguém tocando piano para nós: Sra. Bene, Assistente de Direção abrilhantou este dia!

Etapa 4 - Característica do som: Duração- Curto e longo


Nesta etapa foi introduzida os instrumentos de sopro:
ETAPA 5 - Característica do Som: Intensidade- Forte e fraco.
Brincamos ao cantar a Música Escravos de Jó e marcando o ritmo.

Confeccionamos nossos instrumentos junto com a Profª Roseli
Cantamos com nossos instrumentos

e ouvimos a Banda Marcial da EMEF Octávio Pereira Lopes tocar e apresentar seus instrumentos.

Característica do Som: Timbre.
Viramos maestros no site:
http://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/downloads/Orquestra_sinfonica.swf
Depois estudamos sobre a orquestra


Ai foi só dar os nomes às famílias dos instrumentos e selecionar um instrumento correspondente.
Assistimos a alguns desenhos relacionados com a boa música de orquestra:
http://www.youtube.com/watch?v=2XGRmaiCpPU&feature=related Fantasia 2000
http://www.youtube.com/watch?v=_pm7BTGt65c Pica-Pau O Barbeiro de Servilha
http://www.youtube.com/watch?v=Lh1GL0lJtgQ Sinfonia dos Brinquedos
http://www.youtube.com/watch?v=AaMqnYvzE2Q Sinfonia do Filme de Harry Potter
Para enfim assitirmos a Sinfonia dos Brinquedos, e imaginando um brinquedo, desenhássemos para depois fazer dele um vídeo com os brinquedos de toda a galera.
Não basta só desenhar o brinquedo, também pesquisamos na internet o brinquedo representado! Veja como ficou:
Posso dizer ainda mais? As crianças me surpreenderam ao fazer este vídeo: bastou explicar uma vez que eles mesmos apagavam e salvavam a imagem como, teve dupla que chegou a fazer 28 imagens para chegar a apagar toda a imagem! Foi um arraso!
Chegou o grande dia: Ida à Sala São Paulo, assistirmos Música de Concerto.
Em 11 de maio deste ano fizemos um passeio inesquecível à Sala São Paulo, no qual pudemos apreciar a música de concerto com a Orquestra Sinfônica da USP, cumprindo mais uma das etapas no nosso projeto Orquestrando no Laboratório de Informática.
Desenhamos o que pensamos sobre orquestra,
Partimos para paisagem sonora, com a escuta, o registro

a criação de movimentos e de uma história coletiva:
Vivenciamos as músicas "Dança Húngara" e "Abre a Roda Tindolelê"
Assistimos o desenho do Tom e Jerry e começamos a entender o que era uma orquestra e que tinha um, apenas um, maestro para reger:
Ai sim fizemos uma atividade com um monte de pedacinhos de músicas para reconhecermos qual era a de concerto e qual era popular. Quando escutávamos a música de concerto tínhamos que colocar a tela azul e a popular, minimizar a tela azul e colocar a vermelha:
Foto da atividade de diferenciar a música de concerto da música popular minimizando as telas com as cores respectivas.
Foi baseado nesta música que trocávamos a tela:
Etapa 3 - Característica do Som: Altura -Grave e agudo.
Primeiro a professora falou sobre grave e agudo, tocamos no piano os sons graves e agudos e foi maravilhoso ter alguém tocando piano para nós: Sra. Bene, Assistente de Direção abrilhantou este dia!

Etapa 4 - Característica do som: Duração- Curto e longo
Nesta etapa foi introduzida os instrumentos de sopro:
ETAPA 5 - Característica do Som: Intensidade- Forte e fraco.
Brincamos ao cantar a Música Escravos de Jó e marcando o ritmo.
Confeccionamos nossos instrumentos junto com a Profª Roseli
Cantamos com nossos instrumentos
e ouvimos a Banda Marcial da EMEF Octávio Pereira Lopes tocar e apresentar seus instrumentos.
Característica do Som: Timbre.
Viramos maestros no site:
http://www.fsspx-brasil.com.br/mjcb/downloads/Orquestra_sinfonica.swf
Depois estudamos sobre a orquestra


Ai foi só dar os nomes às famílias dos instrumentos e selecionar um instrumento correspondente.
Assistimos a alguns desenhos relacionados com a boa música de orquestra:
http://www.youtube.com/watch?v=2XGRmaiCpPU&feature=related Fantasia 2000
http://www.youtube.com/watch?v=_pm7BTGt65c Pica-Pau O Barbeiro de Servilha
http://www.youtube.com/watch?v=Lh1GL0lJtgQ Sinfonia dos Brinquedos
http://www.youtube.com/watch?v=AaMqnYvzE2Q Sinfonia do Filme de Harry Potter
Para enfim assitirmos a Sinfonia dos Brinquedos, e imaginando um brinquedo, desenhássemos para depois fazer dele um vídeo com os brinquedos de toda a galera.
Não basta só desenhar o brinquedo, também pesquisamos na internet o brinquedo representado! Veja como ficou:
Posso dizer ainda mais? As crianças me surpreenderam ao fazer este vídeo: bastou explicar uma vez que eles mesmos apagavam e salvavam a imagem como, teve dupla que chegou a fazer 28 imagens para chegar a apagar toda a imagem! Foi um arraso!
Chegou o grande dia: Ida à Sala São Paulo, assistirmos Música de Concerto.

Após todo este processo, concluímos com tudo que vimos e que as crianças lembraram, desde o início do ano letivo até agora e veja o resultado que espetacular!
Para este resultado começamos com a ideia que os conteúdos estão em caixas e deles vamos tirando os outros assuntos trabalhados:
Estamos quase concluindo nossas atividades e todo o percurso que fizemos está aqui registrado:
Algumas
considerações
Paisagem sonora
A paisagem sonora é formada pela
escuta atenta do local que estamos. Ao invés de termos a paisagem visual da
qual estamos acostumados, fechamos nossos olhos e nos deparamos com diferentes
sons a nossa volta, isso é a paisagem sonora da qual muitas vezes vivemos em um mundo cheio de sons, ruídos, sonoridades variadas,
músicas e uma poluição sonora generalizada que não nos damos conta. Porém podemos observar e aprender com essas sonoridades, abrindo
nossos ouvidos e trabalhando a partir desses sons. Iniciar com a
paisagem sonora da sala de aula, da escola, da casa onde vivemos, da rua, é um
meio de atentar nossos ouvidos e nossa mente aos mais variados sons que nos
cercam, inclusive a escutar o silêncio.
Nós temos muitas maneiras de
produzir sons; podemos usar a voz, sons vocais, instrumentos musicais e/ou
feitos de sucata, podemos sonorizar uma poesia, uma história ou brincar com os
nomes dos alunos. Explorar os sons e fazer com que ele se torne bem
interessante para nossos ouvidos e significativo é muito atraente para com as
crianças, pois podemos brincar e interagir com os sons.hos fechados observe com
os alunos os sons de dentro da sala de aula.
Podemos também classifica-los
em:
§ Sons da natureza:
canto dos pássaros, animais fenômenos naturais, etc.
§ Sons tecnológicos:
produzidos por objetos, máquinas, aparelhos, etc.
§ Sons humanos:
risadas, tosse, etc.
Fazendo uma pequena história sonora
utilizando esses sons ou uma composição coletiva, podemos explorar a
imaginação.
Evento didático
As músicas do evento
didático já eram de meu conhecimento e dos alunos, pois já havíamos escutado em
sala e no que diz respeito a primeira parte do concerto, na apresentação dos
instrumentos, são músicas do repertório infantil , muito próprio para crianças,
no qual se envolveram e sentiram muito a vontade ao cantar e ouvir os
instrumentos apresentados.
A música “ Sinfonia dos
Brinquedos” é bem característico com a vida do Sr. Mozart, no qual ,
acreditamos em sala, que a música era a alegria em sua casa, já que seus filhos
a apreciavam desde pequenos. Ao conversar com os alunos sobre a mesma, eles
acharam que Mozart a compôs por causa de Wolfgang e Narny, pois estudamos a
vida de Mozart para ouvirmos as músicas do repertório. É uma música alegre,
ainda mais com a presença do palhaço, que dinamizou todos os aspectos do
concerto.
Acredito que o sentimento que
nos envolveu foi a emoção de poder ouvir as músicas sendo tocadas ao vivo,
poder sentir as vibrações dos instrumentos que se espalham pelo ar… O próprio
local já é uma dádiva, o ambiente é propício, requintado que gera uma
satisfação em ver aqueles rostos vislumbrados e encantados com aquele local.
O evento conta com uma ótima
estrutura e organização. A única coisa ruim é que quem chega cedo, fica muito
tempo esperando para o início do concerto e as crianças ficam impacientes, pois
não vem a hora de assistir ao concerto, mais por outro lado fomos embora rapidinho!
Sei que por causa dos
direitos autorais não é possível filmar ou fotografar, mas isso poderia
acontecer, principalmente pelo fato de ser um evento único na vida dessas
crianças.
Dando continuidade ao projeto, faremos a
edição de um vídeo com a Sinfonia dos Brinquedos no qual eles desenharão seus
brinquedos favoritos e, juntamente com as fotos, será postado no blog e
apresentado na reunião de pais.
O evento contribuiu com a
formação dos alunos e isso não gera dúvida, pois com toda essa estrutura da
orquestra, instrumentos, sons , tudo era muito familiar, e poder ir ao concerto
foi sensacional.
Por
tudo isso acima mencionado acredito que a música é para todos, é para vida.
Mapa Conceitual
Ferramenta para organizar e representar o pensamento em
forma gráfica. Segundo o Caderno de Orientações Didáticas – Ler e Escrever-
Tecnologias na Educação “ Esse recurso é utilizado para representar graficamente
relações significativas entre os conceitos de um determinado assunto. Durante o
processo de construção de um mapa conceitual, o aluno exercita sua capacidade
de estabelecer pontes entre os conhecimentos que já tem e os adquiridos no processo”
(p.55).
“Como é um mapa conceitual: Os
conceitos geralmente aparecem em caixas , e a relação de significados entre os
dois termos é indicada por uma linha que os une. Nessa linha, deverá haver uma
frase ( proposição) que contenha um verbo conjugado de acordo com o sentido que
queiramos dar. Não são utilizadas setas para simbolizar a conexão, como no
fluxograma, e é possivel ter dois ou mais conceitos conectados por frase de
ligação”(p.57). Pelo fato de trabalhar com crianças que ainda possuem o
pensamento concreto, utilizei de caixas de leite encapadas para expressar os
conceitos principais do projeto e as ligações foram unidas por barbante,
completando o sentido de que nada estava desconexo. Com o mapa conceitual
concreto no chão pode-se transferir para o aplicativo.
Lindo trabalho!!
ResponderExcluirParabéns!! Excelente trabalho!!
ResponderExcluirPoie Cléria
Emef Rodrigues Alves