História do Samba

Diante dos ritmos e músicas que as crianças conhecem e tem acesso, pretende-se valorizar o ritmo em questão, sua história, sua repercussão, instrumentos, contribuição e valorização cultural e racial

Todas as atividades serão realizadas em duplas, cada qual com um computador, no laboratório de informática.

Seguem algumas das atividades realizadas pelos alunos:

Escrita da musica que conheciam e o respectivo ritmo


Música "Trem das Onze" para discutirmos sobre algumas questões como: "Moro em Jaçanã...", local longe, distante, sem muitos recursos na época...

• Após a pesquisa no YouTube, assistirmos o clipe “Por que discutir com a Madame?” de João Gilberto, numa versão em desenho para discutirmos sobre o preconceito racial e cultural. Continuação
 para registrarmos as conclusões sobre o preconceito racial.


Segue a lista de vídeos utilizados em aula:

Para introdução sobre a história do Samba
http://www.youtube.com/watch?v=fWnknizOXdE

Música “Pra que discutir com a Madame?”
http://www.youtube.com/watch?v=zGM8O9PLRVU

Vídeo Aula com Leandro de Sapucahy
http://www.youtube.com/watch?v=MKItCsBZwc4

Música: História do Samba – compositora Joyce
http://www.youtube.com/watch?v=4B0ljiXrkVo

As crianças entenderam bem sobre as diferenças que estão apenas na cor da pele, entre eles um comentou: “ Veja só professora, eu sou negrinho e ele é branquinho e nós somos bons amigos...”
• Utilizando-se do aplicativo Super Paint, retrataram o samba, e os resultados apareceram:




• Após assistirem a apresentação dos instrumentos, através de um vídeo do YouTube “Video Aula com Leandro Sapucahy”,viram a apresentação dos instrumentos Pandeiro,Tam tam e tamborim feita pelo Jovem Tec na aula.




Realizaram as atividades no Paint, juntamente com a votação e a pesquisa no Google do instrumento mais votado:



• Após a apresentação da música "História do Samba" , da compositora Joyce, e da conversa dirigida que fizemos sobre o título da música, destacamos no texto algumas palavras de destaque no Samba, depois, no Paint desenharam o Zé do Pandeiro e o Chico Navalha.

Neste tempo as crianças ficaram encantadas com o som produzido pelo refrão da música e a semelhança ao som do tamborim, segue o depoimento de uma delas:

http://www.youtube.com/watch?v=4L2dLS9Mkck

Também desenharam o cenário de onde esta acontecendo a música, criar uma pasta e Salvar em Minhas Imagens, caracterizando o refrão da música para reeditarmos  a música.
• Apresentação do Aplicativo Movie Maker com o objetivo de que a sequencia de imagens gera o movimento.
• Apresentação da máquina fotográfica para os alunos, para que alguns deles registrem a apresentação de dança da música em questão feita pelo professor Wilson e sua parceira, para observação dos movimentos. Os alunos se envolveram bastante na apresentação, inclusive puderam ouvir e ver a apresentação do primeiro samba brasileiro e alguns sucessos de Adoriram Barbosa, muito conhecido por mencionar o bairro que moram num de seus sucessos.

O professor ficou admirado com a participação das crianças na apresentação da música " História do Samba", pois sabiam cantá-la com empolgação.
Retomada da atividade para movimento dos personagens no Movie Maker, dançando o refrão da música.
• Finalização da música, alternado a produção e a apresentação de nossos colaboradores. As crianças ficaram entusiasmadas quando puderam ver o resultado do seu trabalho, ainda mais na internet.

Veja o vídeo:
http://www.youtube.com/watch?v=vN7Xt_4Ek3E

RUA ALCY BORGES DOS SANTOS, 242 - JAÇANÃ - SÃO PAULO

Deixe seu recado !!!

Passeio pelas dependências da escola...

Venha conhecer nossa escola...